quarta-feira, setembro 14

Odeio SP

Pela primeira vez na vida estou questionando a qualidade de vida aqui em SP.
Antigamente eu nem cogitava a hipotese de sair daqui. Eu amava a cidade, amava estar no centro mais fudido do Brasil. Mas desde a minha viagem da Argentina, eu estou gostando cada vez menos de SP. Quem anda comigo me ouviu a semana inteira falando que eu moraria na Argentina. Claro, o gde plus de eu ter gostado de la, tb foi o fato de poder fumar em qualquer lugar. Isso conta enormes pontos no meu mundo.
O gde lance eh que provavelmente foi a minha primeira viagem para alguma outra grande cidade fora do BR, que nao envolveu somente passeios turista com tudo programadinho e seguro, ou entao sem acompanhamento de "responsaveis" e passeios somente de carro. Foi a 1º vez que fui p/ fora ja sendo uma big girl independente, que poderia pegar um mapa, pegar um metro/onibus e sair explorando a cidade. E meio que isso, viver a vida de quem mora la, andando pelas ruas, pegando conducoes, etc que percebi como eh bom estar numa cidade grande e mesmo assim poder andar pela cidade seja de dia ou de noite sem ficar em constante medo de ser assaltada ou algo do tipo.
Antes de morar em SP eu morava no interior do interior. Ao chegar em SP me adaptei muito bem ao estilo de vida aqui, e apos quase 10 anos aqui, ja me sinto paulista mesmo. Mas o foda eh que me acostumei a achar normal levar uma vida na tensao constante. Ja achava "normal" vc parar num farol que alguem apontar uma arma e te assaltar, achava normal as pessoas quererem se matar por qualquer motivo, ia em bairros ruins e fazia piadas sobre ser morta numa chacina e sair no jornal. Vc se adapta: "Ok, vou andar com vidro fechado, vou insulfilmar o carro, nao parar em farois, evitar andar na ultima faixa da esquerda pq dizem que eh o mais perigoso. Mas sei la, parei p/ pensar e eh uma merda viver assim. E tenho impressao que nenhum lugar do mundo eh assim igual a aqui. Tudo bem, crime e violencia tem em todo lugar. Mas nao no mesmo nivel violento daqui. Claro, nao to falando dos Americanos freaks killers que matam colegas na escola. Nem vou entrar nesse assunto.
Em todas as grandes cidades do mundo tem bairros ruins, lugares perigosos e etc. Mas é no nivel: "Ah, nao va p/ aquele lado da cidade a pé pq la eh um bairro ruim". Aqui nao, eu nao tenho coragem de falar p/ alguem: Ah, va andar pela Av. Paulista a noite, pq la eh sussa. Nao eh. Aqui nao existe um lugar sussa. Tenho que ficar avisando pessoas de fora: "Nao ande com relogio foda p/ fora da janela do carro, ande com vidros fechandos, etc". Tenho q ficar ensinando essas "manhas", que acho que soh Paulista tem e as vezes me envergonho disso, pq nao quero assustar as pessoas e nem queimar o filme do BR.
Fora tudo isso, existe o transito infernal, o onibus cheio, demorado e caro, cidade feiosa, gente feiosa, gente maldosa. Unica coisa que salvo eh o metro. O metro daqui eh do caralho. Nao tem ar-condicionado, mas eh bom. Mas mesmo assim vc pode ser assaltada dentro do metro, dentro do vagao de trem, como eu fui, a uns 4 anos atras.
Nao venham me falar: Ah, vai morar no interior. Nao. Odeio interior. Quero uma mega cidade, mas uma mega cidade mais feliz.
Buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.......................
Quero ir embora.

Nenhum comentário: