segunda-feira, setembro 11

Relato viagem 5: Salar de Uyuni

O tour maaaaaaaais esperado! Nossa, nao lembro qtos milhoes de videos e fotos que me fizeram ter a certeza de que eu precisaaaava conhecer esse lugar no fim do mundo. Foi o tour que eu mais estava ansiosa e com medo ao mesmo tempo.
Eh algo muito doido. Vc passa 4 dias na estrada praticamente, cruzando o deserto no meio do nada.
Na ida, como eramos soh eu e a Tati, fomos praticamente de "carona" com os boia fria num 4x4 velho, cruzando o deserto no meio do nada, estradas nao existentes, calor do inferno e poeira. Nem acreditei qdo chegamos a Uyuni, a cidade de partida dos tours para o salar. Normalmente quem sai do chile faz o tour e acaba ele em Uyuni. Mas como estavamos sozinhas, achamos melhor seguir a Uyuni antes, fazer o trajeto "contrario" para ter a companhia de outros turistas e nao soh as 2 manes. No primeiro dia que chegamos la, eu nem acreditei. A viagem era para ter durado umas 8 hrs no maxiiimo, mas no fim deu mais de 10. Meu cerebro ja estava explodindo devido a altitude e fomos logo tomar o famoso cha de coca. E nao eh que a bagaca funciona? Em 30 minutos e eu ja estava otima. Ficamos no hotel onde passamos mais frio do mundo. Eu nao conseguia dormir e ficava esperando amanhecer. Tudo ficava gelado, e pra ajudar o travesseiro era praticamente um tijolo com fronha. hauahuhua. Lembro que no meio da madrugada eu falei comigo mesma em voz alta: "Ai, nao consigo dormir..." E de repente eu ouço: "Eu tb..." hauhuhuahu. Era a Tati morrendo tb.
No segundo dia conhecemos os nossos companheiros de tour, que viraram nossa familia:
- Max - 30 e poucos anos, italiano arqueologo e professor na Italia, que ja viajou praticamente a America do Sul inteira e outros lugares do mundo. Ele mal falava ingles e era meio caladao. Na verdade era pq nenhum de nos entendia o q ele falava, pq ele nem fazia uma forca no espanhol ou ingles. O cara desandava de falar italiano e eu ficava viajando. Mas ele era meu amiguinho fumante.
- Henning - 30 e poucos anos, alemao gigante que mora na espanha, nas Ilhas Canario. Vai se fuder ne? O cara era professor de alemao e era o que falava o melhor espanhol do tour e falava bem ingles tb. O cara era o mais bem humorado e alegre da turma.
- Jennifer - 30 e poucos anos (soh tem veio na turma? hauha), era a americana louca de NY que esta descendo todo o lado esquerdo da america do sul de bike. Eh doideira demais nao? Engenheira, saiu do emprego em que ela mapeava cidades e etc e resolveu viajar pelo mundo alone. A mina carrega um GPS, e anota tudo que ve. E uma das minas mais pedras que ja conheci.
- Idan - 20 e poucos anos, Israelita que tirou 3 meses de ferias do emprego e estava viajando pela america do sul tb, menos o BR. O moleque meio doido, mas super fofo e prestativo. Era o mais comedia e perdido de todos, e a cada lugar que passava esquecia algo pra tras.
E depois eu e a Tuta. Sim, eramos praticamente as princesas do tour. Nao que a gente ficasse com muita frescura. Mas as condicoes eram mesmo muito precarias e o fato de eu nao topar fazer xixi no meio na areia com zero murinho ja fez me sentir um pouco fresca comparada a americana doida.
Ah e como eu poderia esquecer.... Teve o nosso guia... O Juan, que era guia, motorista, cozinheiro, mecanico...
Estavamos com a caminhonete mais antiga e o guia mais tiozao que tinha.
Nem vou ficar tentando descrever os lugares pq nem da. Soh digo que eh uma das experiencias que vao ficar pra sempre na minha memora pq foi pedra demais! hahahahaha.
Dormimos num hotel de sal, tentei fazer coco no lugar mais xujo feio fedido e frio da minha vida e nao consegui, nunca senti tanto frio e nunca vivi tao xuja e nunca usei por tanto tempo uma mesma calca e jaqueta. Chegou num ponto que eu ja nao me importava mais, comecei a me sentir mesmo uma mulher das cavernas. Comia com pressa e rapido com as maos, nao trocava de roupa e nao conseguia pentear o cabelo. Mas q boniteza ne?
Mas valeu a pena. Orra se valeu. E quero ir novamente, numa epoca chuvosa que parece ser mais do caralho ainda.

Nenhum comentário: