segunda-feira, setembro 11

Relato viagem 4: San Pedro de Atacama

San Pedro, a cidade das 8 quadras no norte do chile, regiao chamada de deserto do Atacama, o deserto mais arido do mundo . Depois de 48 hrs em um busao, vc desce e carrega uma mochila de quase 10 kilos nas costas, no sol, atras de um um hostel decente e barato pra ficar. Sol da bahia rachando na cabeca, ou frio na sombra. Eh o inferno pra mim. Eh serio, eu odio esse tipo de tempo. Me deixa mega desconfortavel.
No comeco ce chega la e fica ate meio chocada. Eh uma cidade totalmente turistica "rustica", com preços de Sao Paulo, mas nem rua asfaltada tem. Acho que no total ficamos 3 noites na cidade, que valeram como 6. Afinal a gente fazia 50 coisas no mesmo dia. E mesmo com somente 8 quadras a gente conseguia se perder. Afinal, era tudo de barro com cara de xujo meio parecido.
E eh engracado, parece que ce ta no fim do mundo mas soh da turista, um monte de gente loira falando alemao, ingles e o caralho a 4. Teve ate 2 japonezinhas do japao mesmo num tour que fizemos.
Foi a cidade tb dos restaurantes fofos e "rusticos", conhecemos uns garcons simpaticos, e ouvi o maior medley de musicas dos anos 80/90 da minha vida. Impressionante. Perguntei ate pro cara se ele nao podia me gravar um cd, mas ai fiquei com preguica de voltar la com o cd e ter que jantar la novamente. hahuaha.
Em San Pedro tb vc tem a sensacao de que parou no tempo. Eh impressionante, soh tocam musicas antigas, tipo roxette e madonna tempos do material girl...
Os locais se deslocam usando umas bicicletas veias, os chilenos todos tem a mesma cara... Vc anda na rua de madruga, sussa, as pessoas deixam as coisas largadas por ai, as pousadas ficam abertas sem recepcao sem nada, ce entra pega a chave que esta na porta e eh a festa do caqui. Foi bom pra nao andar tensa constantemente.
Me lembrei agora que nem nos despedimos dos amigos italianinhos que conhecemos na volta do tour do salar. Sad...

Tours:

1 - Salar de Atacama e Lagunas miscanti.
O salar eh quase uma das coisas mais feiosas que eu ja paguei pra ver. Ave maria. Um lugar gigante que parece concreto mal feito. Parecia uma pilha gigante de cimento jogado esquisito. Sei la. Nem da pra explicar. Cinza e feioso. Puta frio do cacete e vc tendo que ficar ouvindo explicacoes idiotas de uma guia chatona.
Logo segue para as lagunas. Que foi um dos lugares mais bonitos e surreais que ja vi. Vc vai chegando de van e olha pela janela e vai falando: puta merda, que porra eh essa? E eh bem assim. Muito doido.
Parece que tiraram uma foto e fizeram um banner gigante, de tao impressionante e falso que parece. E vc eh soh um pequeno pontinho insignificante do mundo. Mas ai vc desce da van... tchanannnnn, frio da porra, vento retardado. Eh, eh lindo e sofrido. Acho que qdo vc volta de la, pensa pq nao aproveitou mais, pq nao olhou mais. Mas qdo vc ta la, vc acha lindo mas nao ve a hora de entrar num carro quentinho novamente. hauhauua. Foi o dia que conhecemos um cara do tour que tinha a cor de pele mais esquisita que eu ja vi. Pele Marrom acinzentado com cabelo liso meio claro. Perguntei de onde era... Ahá... Sri lanka. Doideira. Mas ele morava mesmo era na Australia.

2 - Geysers del tatio.
Vc acorda 3 da manha no frio da PORRAAAAAAAA, uns -10 graus e vc esta la, de madrugada esperando a maldita van. 1 hr depois vc chega no parque. E o q vc ve? Um monte de fumaca. Eeeeee. Da hr, vamos embora? Nao sei o q tem pra ver. Eh um monte de vaporzao saindo do chao. Ai tinha tipo uma piscina natural aquecida. Ai geral comeca a tirar a roupa e pular dentro da bagaca. Nem fudendo. Total Coccoon. O guia aquece o leite num dos buracos de agua quente. Que otimo. Vamos embora? Pelo menos o guia era fofo americaninho que resolver desencanar da vida nos states e resolveu ser guia no fim do mundo.
Depois fomos num vilarejo quase que abandonado e comi uma empanada de queijo de cabra. Ai ce pensa... Como pode ter gente vivendo em condicoes tao toscas? Alias foi o pensamento que perdurou por quase todos os dias em que estive no Atacama e Bolivia.

3 - Valle de la Luna e Valle de La muerte.
Como nao ir no tour que dizem ter o espetaculo do por do sol mais do caralho do mundo? Acho que eu esperava tanto, mas tanto que acabei me decepcionando um pouco. Mas no geral achei bem legal. Foi o tour menos cocante de todos pq ce anda pra cacete, entra em caverna, rasteja no chao... Foi o tour que o cara nos vendeu o dvd book nosso no tour. hahaha. Que brega. Mas fazia parte. Um dia qdo eu for velhinha vou poder mostrar aos meus netos como a vovo era ativa e muderna.
O visual eh meio louco, parece que vc esta em outro planeta pq sao uns rochedos vermelhos, sem fim... E por isso se chama Valle de la muerte. Diz a lenda que existem 2 motivos por ser Murte. Uma pq os espanhois dominaram os vilarejos la e mataram muita gente nesse local, entao virou vale de la murte. Outra lenda eh que os gringos vieram e acharam parecido com MARTE, e ai falavam Marte e os locais entenderam como murte e assim foi. Sao paisagens gigantescas que vc soh entende o qto eh impressionante (e cansativo) qdo vc esta la.
Mas ainda acho o por do sol de SP com poluicao muito mais bonito pq da uns efeitos mais loucos. hauhuahua

4 - Tour Astronomico.
Nessa regiao do mundo se encontra um dos ceus mais claro de todos. Zero nuvens, vc olha pra cima e parece que vc esta num planetario gigante constantemente. Tanto que astronomos e o caralho a 4 do mundo inteiro escolhem o local para estudar o ceu. Eh impressionante a quantidade de estrelas que existem no ceu, e parece que estao tao perto que vc pode tocar. Como nao existe predio e vc olha pro lado e consegue ver muitos milhares de metros adiante, parece que o ceu morre no chao mesmo. Parece que vc realmente esta numa bolha piscante gigantesca.
Acho que vesti todas as roupas que eu tinha na mala nesse tour. A gente vai na casa de um astronomo e ele da uma aula rapida sobre as estrelas, o ceu e o caralho a 4, vc olha as estrela no ceu, olha as estrelas nos telescopios, tudo isso no aberto, num frio de 5 graus. Seus pes comecam a congelar e por mais que o ceu seja bonito, eu nao gostaria de ter que amputar os dedos dos meus pes. Claro, eu nao podia deixar de mencionar que ele tem um laser que aponta para o ceu. Eh incrivel. Eh como se fosse uma espada jedi, um sabre de luz verde que aponta ATÉ o ceu. Eh impressionante. Eu soh consegui soltar um "what the fuck???" qdo vi o laser pela primeira vez. Saco, devia ter tirado uma foto, pq ninguem acredita. =(

Nenhum comentário: